Fase de vestibular.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Nós sempre ouvimos falar de vestibular, mas sempre achávamos que ia demorar pra chegar, pois é, a tão temida fase chegou.
Eu prestei o vestibular da Fuvest, Unesp e ENEM até agora, faltando só Unifesp. Prestei como treineira pra ver como é e tal, foi minha chance de errar questões bobinhas, chegar em cima da hora, dormir mal na noite anterior, estudar pouco... Tudo o que não podia ser feito num vestibular, poderia ter sido feito esse ano. Pois bem, Fuvest 46/90, Unesp 52/90 e ENEM 109/180. Não passei pra segunda fase mas valeu a experiencia e já vou fazer as provas do ano que vem mais segura.
Uma coisa posso dizer, a fase de vestibular é a mais puxada da sua vida. Época em que temos que tirar boas notas na escola, nos formarmos, escolher uma profissão, responder mais de 150 perguntas para cada universidade, a pressão psicológica é imensa! 
Estou escrevendo isso com o intuito de guiar quem está indo pro 2° ou 3° ano em 2014 e está perdido. Eu estava perdida e ajuda muito saber de algumas coisinhas numa época tão corrida como a de vestibular.

Se você está indo para o 2° ano:
Fique de olho nos sites e pages dos cursinhos da sua cidade, cursinhos costumam fazer concurso de bolsas pro extensivo de março à dezembro, ou seja, em janeiro e fevereiro costuma rolar bastante prova. Objetivo, ETAPA, Anglo, Poliedro, Henfil e Hexag são os cursinhos mais populares de São Paulo (e do país). Em São Paulo algumas universidades sedem seu espaço para cursinhos comunitários, como é o caso da USP no campus Butantã, cursinho gratuito e integral, aprovação 9/10!
Outra opção é estudar em casa, o que requer um pouco mais de disciplina. Se o curso que você quer não é tão concorrido quando Medicina, Engenharia, Direito e Arquitetura, se a nota de corte não for tão alta, estudar em casa no ano de treino é uma boa, no Guia do Estudante tem calendários com temas que podem cair nos vestibulares do país, simulados, fichas-resumo, etc. Vale dar uma olhada aqui.
Se inscreva em todos os vestibulares do seu estado. Se inscreva no ENEM. Faça o máximo de vestibulares que puder, isso servirá de experiência pra você, acredite, o vestibular não é como o simulado, a tensão é maior, a pressão, tudo fica mais complicado no momento da prova que mudará a sua vida, então, preste o máximo de vestibulares que puder. (Taxa de inscrição é meio alta, ainda mais pra quem vai prestar tantos, a dica é: Isenção de taxa! Visite o site da universidade que você pretende fazer o vestibular e procure por Isenção de taxa de inscrição, você pode conseguir desconto de 50% ou  até mesmo fazer de graça :D)
Última coisa: Procure escolher uma profissão agora, não escute os outros, não está cedo demais, está na hora certa! Você escolhendo sua profissão, pode pesquisar as melhores universidades que oferecem o curso que você quer, pode estudar para uma certa universidade, como é o caso dos vestibulandos do ITA ou USP. Mas não procrastine, estude cedo para não acumular matéria no ano oficial dos seus vestibulares.

Se você está indo para o 3° ano (como eu):
Eu fiz cursinho no Anglo Guarulhos esse ano e apesar de não ter levado muito a sério, aprendi muita coisa que me foi super útil na hora dos vestibulares. Pois bem, falta menos de 1 ano para o ENEM, não é muito, na verdade não é nada. 3° ano é super corrido, último ano do colégio, formatura, mil vestibulares, assim a gente enlouquece! Mas a coisa nem é esse monstro que pensamos, se tiver organização, tudo funciona perfeitamente.
Eu sou super a favor de começar a estudar pro vestibular no 1° e 2° ano do Ensino Médio, quando você vai prestar pra valer, já está acostumado, evita aquele pânico durante a prova. Mas relaxe, se não prestou vestibular esse ano, estude e faça simulados, tire todas as dúvidas que tiver, sem medo, sem vergonha, não pense que "é bobagem" porque aquela bobagem que você não entendeu, pode cair na prova e te levar 1 precioso ponto.
Último ano, não dá pra perder tempo com cursinhos que "Ihhh, será?", procure os melhores! Eu sempre recomendo Objetivo, Anglo ou ETAPA, mas cada um é cada um, procure o que usar os melhores métodos pra você. Tem dificuldade em exatas, como eu? Entre em grupos de estudos no cursinho para Exatas, mesmo que queira um curso da área de Biológicas. E aqui vai outra dica: estude o que tem que estudar, e reforce o que os seus concorrentes acreditam que não vá ter tanta importância. Exemplo: Num grupo de vestibulandos de Engenharia, a maioria sabe Exatas, entende com facilidade, mas é mediano em Humanas, se você quer Engenharia, saiba Humanas como a palma da mão! Exatas são fundamentais, mas os pontinhos que as Humanas te proporcionarão serão a diferença entre você e o seu concorrente.
Foco. Organização. Persistência. Com isso você obterá sucesso nos vestibulares, tenho certeza.

"Só não passa no vestibular quem já morreu e quem desistiu, se você não está morto, e não vai desistir, você com certeza passará" - (Estudante do ITA)

Beijinhos, A. 

0 comentários:

Postar um comentário







Tecnologia do Blogger.
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!